16 de mai. de 2012

Direitos - AVC e outras doenças

Outro dia estava conversando com uma pessoa que não possuia muitas informações sobre os direitos que alguns doentes na Brasil possuem.

Sei que algum deles precisa de uma batalha além da que já está sendo superada, mas temos que correr atrás dos direitos, afinal de contas é de pessoa em pessoa que correr atrás de um benefício, que o mesmo será considerado importante para a pessoa e seus familiares.

Não pretendo aqui discorrer sobre o assunto, até mesmo porque não sou advogada, nem domino o assunto para ajudar a todos.

Deixo aqui uma indicação de um livro que ajudará muitas pessoas, não só as que tiveram um AVC, mas outras doenças também.



O livro se chama Câncer - Direito e Cidadania (Como a lei  pode beneficiar pacientes e familiares), escrito pela dra. Antonieta Barbosa, advogada e servidora pública aposentada, após a descoberta de um câncer.

O objetivo, segundo o livro, é o de "conscientizar as pessoas sobre os direitos e benefícios a que fazem jus, encorajando-as a resgatar sua própria cidadania".  Mais informaçoes sobre o livro no site da autora.

Li esse livro quando tive um câncer.  E pretendo ler de novo agora, para "clarear" algumas dúvidas.

Dentre as doenças graves com uma série de benefícios pelo INSS, podemos citar:  Tuberculose Ativa, Hanseníase, Alienação Mental, Neoplasia Maligna, Paralisia Irreversível e Incapacitante, Parkinson, AIDS, entre outras.

Fica aqui a dica!  Aproveite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário