18 de nov. de 2011

Fisioterapia I - AVC

Acredito que a fisioterapia é fundamental para pacientes de AVC.  Ela possibilitará a restauração de movimentos essenciais para os pacintes.  Mas deve-se agir com persistência e diciplina...
Eu me lembro que demorei uns 15 dias até contratar uma excelente fisioterapeuta!  Ela veio na minha casa fazer uma avaliação e uma proposta de trabalho.  Eu pouco mexia meu lado direito e andava "carregada" pelas pessoas, ou de cadeira de rodas.
Ela me disse de cara que eu ia ficar boa, e eu acreditei e acredito nisso até hoje, totalmente.  Como eu possuía um bom condicionamento físico, exercícios para mim não eram grande mistério... Mas como mexer "partes" de mim que nada obedeciam o meu comando?


Me lembro que o fisio falou para mim "Vai voltar a andar rapidinho" e eu não acreditei, mas não acreditei de surpresa!  Exercícios, muitos exercícios... Todo dia eu fazia, acompanhada ou não de "N"......Dever de casa era dever de casa!  No início, mal mexia!  Até que eu virei para ela e disse: "Quero de presente de aniversário voltar a andar..." Meu aniversário era em pouco mais de um mês!  E ela me falou que se esforçasse seria possível....
Nisso no meio do caminho eu fui à neuro que me acompanha.  Eu disse a ela que voltaria andando na próxima consulta em um mês.  Ela foi meio descrente da minha promessa!  Nisso eu falei para a minha fisio e ela "comprou a briga" comigo!  No dia 04 de setembro, menos de um mês que havia voltado para casa, eu voltei a andar (com um andador improvisado).
Minha amiga "M" estava aqui em casa no momento em que comecei a andar.  Era uma mulherada chorando que não acabava mais.
No dia seguinte fui "caminhar" com a minha irmã e minha enfermeira do dia no pilotis do meu prédio, um "novo" dever de casa que passaria a fazer parte da rotina.  Minhas amigas apareceram todas para ver aquele omento histórico.  Dia 05 de setembro de 2011 entrou para a minha história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário